sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Apresentando o Basic4Android, IDE para criação de apps Android

O desenvolvimento de aplicativos móveis é um negócio em crescimento. A cada dia mais e mais aplicativos e jogos são desenvolvidos no mundo todo e também no Brasil. No entanto, por aqui, esse ainda é um mercado pouco explorado. A verdade é que muitos são aqueles que acabam desistindo da ideia de empreender nesse nicho. Principalmente ao se deparar com a complexidade das ferramentas disponíveis no mercado de desenvolvimento móvel, que utiliza a poderosa mas intimidante linguagem Java e da IDE Eclipse.

Apresentando o Basic4Android, IDE para criação de apps Android

Embora existam ferramentas na internet capazes de permitir a criação de apps mesmo sem o conhecimento de programação, elas são pouco flexíveis e deixam o desenvolvedor engessado. Esse modelos de sites tem pouco à oferecer a quem realmente pensa em mergulhar de cabeça no maravilhoso mundo da programação, pois não passam de receitas de bolo. O único trabalho que o programador tem (que nem poderia ser chamado assim) é o de misturar os ingredientes já prontos. Ou seja, esse é o outro extremo, o outro lado da estrada.

Entre uma coisa e outra o ideal seria a existência de uma ferramenta capaz de permitir que qualquer pessoa com um conhecimento básico de programação pudesse criar e vender seus aplicativos móveis. Não só seria, como é. E se você chegou até aqui é porque sabe que estou falando do Basic4Android, uma IDE 100% focada no desenvolvimento Android. Como o seu nome sugere ela é baseada no Visual Basic, uma das linguagens de programação mais antigas e populares do mundo. Não por acaso, o B4A é capaz de oferecer as mesmas possibilidades de criação no muno móvel que as oferecidas pelo VB no desenvolvimento para desktop.

O Basic4Android conta com uma GUI (interface gráfica) extremamente simples e, ao mesmo tempo, poderosa. Ela permite a criação de aplicativos com suporte a inúmeras telas e resoluções. A compilação é rápida e capaz de gerar código nativo sem a necessidade de bibliotecas ou runtimes. O usuário também não precisa se preocupar com a criação de arquivos XML, pois as telas do aplicativo podem ser criadas tanto em tempo de desenvolvimento como em de execução
.
O Basic4Android também permite o desenvolvimento e a debugagem tanto no emulador como em dispositivos reais. Estes, por sua vez, podem ser conectados ao ambiente de desenvolvimento via USB, Wi-Fi ou Bluetooth. Isso dá ao desenvolvedor a liberdade para criar, testar e distribuir seus apps ao mesmo tempo que escreve. Aliás, o único trabalho do programador é o de sentar e escrever seu código. Todo o resto fica por conta do Basic4Android.

E quando fala-se em escrever seu código, não estamos falando de receitas de bolo. Do esboço ao resultado final o desenvolvedor tem a possibilidade de acrescentar ao seu app praticamente qualquer objeto visual (como botões, listas, imagens, vídeos, caixas de alerta) ou não visual (como sons, temporizadores, serviços) suportados pelo Android.

Para completar, o desenvolvedor ainda conta com bibliotecas capazes de expandir os recursos do Basic4Android. Além das bibliotecas nativas que dão acesso ao hardware do dispositivo, há dezenas de bibliotecas desenvolvidas pelos próprios usuários e disponibilizadas, em sua maioria, de maneira gratuita no fórum do B4A. Como resultado a criação de um aplicativo complexo e repleto de funcionalidades é muito fácil.

Desde que, claro, o desenvolvedor conheça tudo o que a ferramenta e a linguagem tem a oferecer. E isso o que me proponho a oferecer nas próximas postagens: um guia simples e de fácil compreensão para quem está começando a conhecer o Basic4Android. E tudo em português. Espero que leitor do blog tenha plena capacidade de explorar a ferramenta e de criar seus aplicativos rapidamente. E sem muito esforço.

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