sábado, 2 de abril de 2016

Perguntas e respostas sobre o Basic4Android

Perguntas e respostas sobre o Basic4Android
Neste post resolvi responder diversas dúvidas sobre o Basic4Android. São várias questões respondidas que abrangem dúvidas comuns que surgem na cabeça dos programadores que estão começando a usar a IDE. Caso tenha alguma coisa que queira saber e não esteja inclusa deixe suas dúvidas nos comentários.

Do que eu preciso para criar um aplicativo Android?

Para criar um aplicativo Android você precisa apenas de 4 coisas: de um computador rodando o Windows ou Mac OS X, do Java SDK, do Android SDK e de uma versão completa do Basic4Android (a versão de testes erve para aprendizado, mas não para publicar e desenvolver apps mais avançados.).

Eu preciso do Eclipse ou do Android Studio para compilar um código-fonte do Basic4Android?

Não, o próprio B4A se encarrega de gerar o aplicativo.

Para criar um aplicativo com o Basic4Android eu preciso saber Java ou C++?

Não, como o seu nome sugere, o Basic4Android utiliza uma espécie de dialeto da linguagem Visual Basic. Então, essa é a única linguagem que você deve saber.

O Basic4Android gera código nativo?

Sim, o B4A compila o código-fonte para código nativo do Android.

Eu preciso de um celular ou tablet Android para criar um aplicativo?

Não é obrigatório, pois é possível programar o app e estar no emulador nativo que acompanha o SDK do Android.

Eu preciso saber criar layouts em XML para criar aplicativos com o Basic4Android?

Não, o Basic4Android possui uma ferramenta chamada Visual Designer, que permite criar telas visualmente, pu seja, sem a necessidade de se criar aqueles complicados arquivos de layout usados no Eclipse no Android Studio.

Um aplicativo criado no Basic4Android pode ser publicado e vendido na Play Store?

Sim, sem nenhum problema. Basta compilar o aplicativo assinado com uma chave de segurança, criar as telas e ícones e enviar o APK para o Google usando o Console do Desenvolvedor.

Depois do código-fonte compilado onde encontro o APK?

Quando compilamos o código-fonte criado no Basic4Android, o programa gera um arquivo APK. Ele fica na pasta "Objects", que por sua vez está localizada dentro da pasta do aplicativo no computador.

Quero colocar uma imagem no aplicativo, para onde eu mando ela?

Todos os arquivos gráficos e sons devem ser colocados na pasta "Files".

4 comentários:

  1. Olá Amigo, tudo bem?
    Parou com as postagens? Ainda tem desenvolvido com B4A?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. B4a na hora de complicar não encontra o device

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se conectar por USB precisa do driver USB instalado e a depuração USB no aparelho precisa estar ativada, se for por Wi-Fi, veja se o IP é o mesmo do do B4A Bridge.

      Excluir
  3. Olá Maximiliano; Qual o link para baixar esse "driver USB" para instalar no PC e onde ativo no celular essa "depuração USB" para usar o cabo USB? Quando plugo meu celular com cabo USB eu já acesso pelo PC as pastas internas do celular, meu Win10 já reconhece o meu celular Asus em "dispositivos/Este computador"

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.