sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Instalando o B4 Bridge

O B4A Bridge é o componente responsável por conectar o B4A com os seus dispositivos. Ele é composto de dois componentes.

Um componente roda no próprio aparelho e permite que o segundo componente, que é parte da IDE, possa se conectar e se comunicar com o dispositivo. A conexão pode ser feita através da rede local (via Wi-Fi) ou Bluetooth.

Depois de instalado e conectado o B4A-Bridge suporta todos os recursos da IDE, o que inclui a permissão para instalar aplicativos, exibir os logs, debugar e acessar o Visual Designer, o que permite ver como a tela que se está construindo será vista no aparelho.



Por enquanto ainda não é possível tirar screenshots da tela do dispositivo. Essa opção só está disponível no emulador e na conexão via USB.

O Android não permite a instalação de aplicativos silenciosamente, então sempre que compilar e rodar o app criado através do B4A será necessário confirmar a instalação através da caixa de diálogo que será exibida.

Começando com o B4A-Bridge
1. O primeiro passo é instalar o B4A-Bridge no seu dispositivo.
O B4A-Bridge pode ser baixado neste endereço: http://www.basic4ppc.com/android/files/b4a_bridge.apk. Alguns navegadores podem tratá-lo como um arquivo ZIP. Caso isso aconteça será necessário restaurar a extensão APK.

A ferramenta também está disponível Google Play e Amazon Market. 
Para encontrar basta procurar por: B4A Bridge. No caso da instalação manual via PC, é preciso habilitar a instalação de aplicativos a partir de fontes de terceiros no dispositivo Android. O local exato depende da versão do sistema. Normalmente a opção está disponível nas configurações e em gerenciar aplicativos.

Outro detalhe é que o B4A-Bridge requer um cartão de memória presente no aparelho. Ele deve ter permissão para gravação. Sem isso não será possível instalar e testar os aplicativos criados com o B4A no aparelho.

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário.