Criar um aplicativo do zero para Android usando o Basic4Android é uma das coisas mais simples do mundo. Principalmente se comparamos com o uso do Eclipse do Android Studio, por exemplo. Depois do ambiente ser configurado corretamente, é possível criar um aplicativo simples em poucos minutos e gerar o APK. Com um pouco mais de esforço é possível publicar o aplicativo em menos de uma hora. A seguir fiz um pequeno tutorial ensinando algumas coisas básicas para quem é iniciante nessa IDE fantástica.
Primeiro Aplicativo
Para começar vamos criar aquele famoso "Hello World" que todo mundo conhece. O aplicativo criado por nós vai fazer apenas uma coisa: exibir uma mensagem de boas vindas para o usuário ao abrir.
Vamos por a mão na massa, então.
Abra o B4A. Você verá uma tela parecida com essa abaixo. Algumas coisas podem mudar de acordo com a versão, mas a interface não mudou muito em relação às versões anteriores.
Ao criar um novo app, você vai se deparar com algumas linhas de código fonte que fornecem um esqueleto do aplicativo. Futuramente vamos explicar o que faz cada uma dessas partes. Por enquanto vamos apenas criar nosso "Hello World".
Encontre a linha "Sub Activity_Resume". Abaixo dela copie e cole o seguinte código:
Msgbox("Alô, mundo.", "Mensagem")
A função "Msgbox" já vem pré-definida no Basic4Android. Como seu nome sugere trata-se de uma caixa de mensagem ou, se preferir, de um alerta ("Alert"). Ela serve para exibir mensagens ao usuário e tudo o que requer são dois parâmetros: a mensagem e o título da caixa.
E esse é todo o código que precisamos. Agora ao compilar e rodar o aplicativo ele exibirá a mensagem definida acima sempre que o aplicativo for aberto.
Para compilar o aplicativo, clique no botão "Run" na barra de ferramentas ou pressione a tecla F5.
O aplicativo será compilado e instalado no Emulador ou dispositivo conectado (via cabo USB ou Wi-Fi).
Observações:
Ao tentar compilar e rodar um aplicativo pela primeira vez, talvez não seja possível. Antes de compilar o projeto recém-criado é preciso salvá-lo. Isso é necessário, pois o Basic4Android precisa criar uma série de pastas e arquivos de código-fonte necessário para gerar o app.
Por isso ao pressionar F5 o próprio B4A se encarregará de solicitar ao usuário que salve o projeto. O ideal é criar uma pasta para os arquivos do aplicativo no computador. Faça isso e antes de compilar, clique "File | Save" e selecione a pasta que criou para o app. Não esqueça de dar um nome ao projeto na caixa de "Salvar Como".
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.